Mais uma vitória da coligação de Luiz e Fabiano contra os fake news de apoiadores da candidata Emília
Nesta quinta-feira, 24, a justiça deferiu uma liminar da Coligação “Pra Aracaju Avançar de Verdade” que ajuizou representação contra perfis por propaganda eleitoral negativa. A decisão do juíz eleitoral Rômulo Dantas Brandão também mandou excluir postagens e identificar os autores de fake news sob pena de multa diária de 50 mil.
A representação eleitoral é contra os perfis de Instagram @direitasergipana e @diego_moliv, além da empresa Facebook Serviços Online do Brasil LTDA., por propaganda eleitoral negativa. As publicações feitas pelas contas mencionadas difundiram informações inverídicas, caluniosas e descontextualizadas, com o objetivo de prejudicar a imagem dos candidatos e desestabilizar o equilíbrio eleitoral. As postagens, que circulam amplamente nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, sugerem que a campanha estaria trocando votos por abadás do Pré-Caju, festa tradicional de Aracaju. Além disso, as postagens insinuam uma prática de captação ilícita de sufrágio, associando o nome dos candidatos Fabiano Oliveira e Luiz Roberto à promessa de vantagens indevidas em troca de votos.
“Essas mensagens têm circulado de maneira coordenada, com o claro objetivo de espalhar desinformação e prejudicar a nossa campanha por meio de insinuações falsas e infundadas. O conteúdo manipulado tenta comprometer a nossa honra”, comenta o candidato a vice-prefeito e empresário da festa, Fabiano Oliveira.
Os perfis também expressam apoio explícito à adversária política Emília e Ricardo Marques.
A disseminação de notícias falsas e desinformação no período eleitoral tem se tornado um problema sério, com potencial para influenciar a opinião pública e prejudicar a legitimidade do pleito.
POR ASCOM | FABIANO OLIVEIRA