Casa da Baviera é renomada grife no segmento de tortas doces e salgadas.
Há 38 anos no mercado, empresa vem se reinventando e diversificando os produtos reconhecidos pelo sabor e pela qualidade.
A Casa Baviera nasceu como um delicioso pedacinho da Alemanha em Sergipe. Batizada como Baviera Haus, foi fundada por Else Hagenbeck , descendente de alemães, que tinha o dom da arte culinária. Assim, a matriarca e o filho Luciano Hagenbeck Sobral, cofundador e que continua no comando do estabelecimento após 38 anos junto com sua esposa Marcia Hagenbeck, transformaram aquela pequena loja de tortas, doces e salgadas em uma almejada grife do segmento no Estado.
Hoje, tantas décadas depois a Casa Baviera é um dos mais tradicionais e renomados espaços gastronômicos de Sergipe. Não á toa, Luciano fala com orgulho e saudade das mulheres da família que foram inspiração para o nascer da antiga Baviera Haus.
“Minha vó (Juliane Elisabeth Hagenbeck) sabia muita coisa da arte culinária e de confeitaria trazida da Alemanha e ensinou tudo a minha mãe. E minha mãe tinha o dom de fazer e aprimorar as receitas”, ressalta.
Nascido em Aracaju, Luciano Hagenbeck, hoje com 64 anos tem raízes no município de Laranjeiras, onde a família construiu uma história de tradição com as aquisições da Usina Varzinhas pelo avô materno Paulo Hagenbeck e da Fazenda Boa Sorte, pertecente aos avós paternos Zeca Sobral e Maria de Lourdes Monteiro. Graduado em Economia, formação que proporcionou a noção técnica e a expertise necessárias para vivenciar o comércio gastronômico no Estado, ele é filho do empresário Luciano Monteiro Sobral, falecido em 1973 e irmão do médico Ricardo Hagenbeck e da odontóloga Sueli Hagenbeck, que posteriormente, tornou-se empresária ao participar também do negocio da família.
Vale destacar que o patriarca possuía a Monteiro & Sobral, uma loja de material elétrico e eletrônico, localizada na Rua São Cristóvão, no Centro da Capital Sergipana. Após a morte de seu Luciano Sobral, dona Else assumiu a parte dele na loja. Contou até mesmo com a ajuda do então adolescente Luciano. Mãe e filho, aliás, sempre demostraram muita afinidade que possibilitasse melhorar os rendimentos da família e, assim, ajudar Luciano que, em 1983, estava recém-casado.
PONTO DE ENCONTRO
Foi em 1984 que ela fundou a Baviera Haus na Rua Arauá,722, no Bairro São José, onde funciona até hoje a Casa da Baviera. ” Criou-se, aqui, um ponto de encontro dos jovens na década de 1980″, comenta o empresário. Tornou-se, assim, case de sucesso como poucos vistos em Sergipe no século xx com a formação de um conglomerado com oito unidades. Depois da loja da Rua Arauá, foram fundadas filiais na Rua São Cristóvão, Shopping Jardins , Shopping Riomar, Rua 24 Horas, Orla da Atalaia, Rua do Apulcro Mota e Universidade Tiradentes (Unit). Detalhe: também foi inaugurado um Salão de Festas com a marca Baviera Haus. No auge da trajetória a empresa chegou a ter 160 colaboradores, importante fomento á economia através da geração de empregos, renda e tributos.
Com o falecimento de dona Else, em 17 de dezembro de 1997, houve grandes mudanças decorrentes da sucessão. Luciano ficou no comando do conglomerado, a irmã Sueli e o marido Paulo Menezes se juntaram a ele, e o irmão Ricardo tornou-se sócio por herança, mas não trabalhava na loja. Cinco anos depois, em 2002, eles decidiram dividir os negócios. Foi aí que surgiu a Casa Alemã, concorrente direta da antiga Baviera Haus. A divisão culminou em uma contenda familiar que perdurou por muitos anos. Em 2012, houve mais uma divisão. “ para resolver sair -machucado, mas vivo , tive que abrir mão de várias coisas, inclusive do nome Baviera Haus, que era muito forte. Para aproveitar essa força, rebatizei de Casa da Baviera. Ao final, fiquei apenas com duas lojas : A da Rua Arauá e a da Rua São Cristóvão, as pioneiras”.
Hoje a Casa da Baviera possui também uma unidade no JFC Trade Center, assumiu a cantina do Colégio de Ciências Pura e Aplicada (CCPA) e, inclusive, assina uma franquia no Conjunto Santa Lúcia, no Bairro Jabotiana. No total, atualmente, há 50 funcionários para administrar as unidades, Luciano conta com a parceria da esposa Márcia Hagenbeck, braço direito dele na empresa, com quem está casado há 18 anos e tem uma filha, Jacqueline (foto divulgação), e um enteado, Derick Vieira (foto divulgação). Ele também é pai de Luciano e Kelly, frutos do primeiro casamento.
QUALIDADE DOS PRODUTOS
Apesar de tantos percalços, a Casa da Baviera se manteve firme sob o comando de Luciano Hagenbeck . A razão para o êxito é, sem dúvida, o grande diferencial do estabelecimento gastronômico: O zelo pela qualidade dos produtos. A Nestlé, líder mundial em alimentos e bebidas, por exemplo, é fornecedor antigo, um parceiro desde que a Baviera Haus surgiu.” Nós conseguimos juntar a qualidade dos produtos com preço acessível para o mercado sergipano“, complementa.
Os clientes sabem bem do que Luciano está a destacar. As iguarias produzidas ali são de “comer rezando ” como se diz popularmente. Foi assim que a famosa torta salgada de frango, tão consumida pelos sergipanos, se tornou estrela da Casa da Baviera. E quando se trata de adoçar a vida, o que falar da deliciosa torta de morango? Mais recentemente, uma das novidades é a torta de frutas tropicais, que tem feito sucesso devido ao frescor e a leveza que proporciona. Some ainda os doces e salgadinhos feitos sob encomenda que fazem as festas ainda mais prazerosas.
Ressalta-se também que, em 2002, a Casa da Baviera diversificou ao disponibilizar refeições completas. No cardápio, abriu-se espaço para comidas de descendência Italiana, como lasanhas, pizzas e outros pratos deliciosos. E também há sanduiches, como o radicional pão de batata, de fazer o mais regrado cliente sair da dieta. Todas essas delicias podem ser consumidas nas lojas bem-decoradas e confortáveis ou em casa, a partir do sistema delivery ( entrega em domicilio).
Aliás após a Pandemia de Covid-19 ser decretada em 2020, esse sistema de atendimento on-line cresceu absurdamente na Casa da Baviera, que já o adotava. Hoje, inclusive há uma parceria com o iFood, empresa brasileira atuante no ramo de entrega de refeição por meio da internet, líder no setor na América Latina.
Tudo isso mostra que a Casa da Baviera vem enfrentando os obstáculos e se adaptando ao mercado gastronômico: Com inteligência, criatividade e, claro, qualidade dos produtos.
Fonte: Revista Degustar/ Sergipe/Bahia/Alagoas