×
×
CRIANDO OPORTUNIDADES, CONECTADO COM VOCÊ. ANUNCIE NO CONEXÃO

Você sabe o que é constelação Familiar? Emília Santos terapeuta de constelação pode te ajudar!

Postado em » - 27 de abril de 2020 - 13:19 - Sem Comentários

Você sabe ou já ouviu falar em constelação familiar? Emília Santos pode te ajudar e tira todas as suas duvidas.  

Apresentação

Emília Santos, PhD

Terapeuta de Constelação Familiar e Sistêmica

Doutora em Ciências da Saúde pelo CPqAM/FIOCRUZ

Bacharel em Biomedicina pela UFPE

Pós-doutorado em Pedagogia Waldorf e Antroposofia na Saúde.

Atua também na área de Análises Clínicas, responsável pela Qualidade e Biossegurança de um Laboratório municipal na grande Recife, bem como coordena o diagnóstico laboratorial da tuberculose nesse município. É plantonista em hospital de grande porte estadual, no momento com grande número de pacientes com COVID-19.

Tem Formação em Reiki nível 1 e Apometria. Cursa Pedagogia Curativa, chamada atualmente Educação Terapêutica, em São Paulo.

Biografia

Emília nasceu no sertão de Pernambuco, muito jovem veio para a capital para cursar a universidade, onde investiu todo seu tempo livre em pesquisas. Descobriu e apaixonou-se pela Hematologia – estudo do sangue – trabalhando na área desde 1990, quando se formou. Em 2001 conclui seu Mestrado em Bioquímica pela UFPE. Trabalhou no hemocentro de Pernambuco, donde veio a ministrar cursos para vários hemocentros do Brasil, inclusive o de Sergipe, na área de hemofilia. Em 2010, conclui o seu doutorado.

Decide dar uma guinada na vida, em busca de autoconhecimento, humanização de seus saberes, e de saúde emocional e física. Ensinava, à época na UFPE. Decidiu retornar ao campo, e, junto com amigos, adquiriu um terreno formando uma Ecovila, para viver em comunhão com a natureza. Nesse meio, conheceu a Constelação e a Antroposofia, que passariam a trazer o que faltava na integração do seu conhecimento: o sentido para a vida. Sua vida tomou um rumo inesperado, luminoso e surpreendente. Atualmente, para Emília Santos, o ser humano é um ser cósmico, formado por corpo físico, corpo emocional, corpo vital e Eu. Está conectado com a energia cósmica universal, e é parte do divino. E o divino é parte do ser humano.

Constelação Familiar

O método da Constelação Familiar foi desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger. Baseia-se no pensamento sistêmico, trazendo uma nova visão, onde o ser humano não é visto como um ser isolado, mas como alguém que tem uma história familiar que atua através dele.

Segundo Hellinger, o ser humano não é apenas uma pessoa isolada. Cada indivíduo é participante de uma alma maior: a família, a cultura, a sociedade. Por isso não pode ser compreendido se não for a partir de uma visão mais ampla, ou seja, sistêmica.

O método fenomenológico de Hellinger para restaurar o equilíbrio familiar é a “CONSTELAÇÃO FAMILIAR” que possibilita percebermos não só os mecanismos pelos quais a vida de nossos ancestrais nos influencia, mas também, e com mais ênfase, o que pode ser feito para mudar ou resolver os padrões problemáticos. É dito fenomenológico, porque é da ordem dos sentimentos e não da mente.

A Constelação é reconhecida no Brasil e no mundo como uma das Práticas Integrativas em Saúde.

Em momentos de crise, dor e sofrimento a Constelação pode indicar as chaves para a liberação de padrões que muitas vezes são transgeracionais, para outro modo de viver, mais digno e solidário. Questões como doenças graves, depressão, vícios, infidelidade e divórcios, incesto, abusos, abortos, escassez e crenças limitantes estão sempre esperando uma solução que venha restaurar a harmonia de viver, o amor. Porque é o amor que faz os relacionamentos darem certo, e esses sintomas nunca são de uma só pessoa… são sistêmicos, de uma família, onde quem apresenta esses sintomas está muitas vezes, trazendo à tona bloqueios familiares. Só que não sabe disso, e muitas vezes, é visto como a pessoa ‘problema’ na família. Adoecemos porque nossa alma está triste, rancorosa com algo do passado. A Constelação nos traz a possibilidade de ir até a raiz do sintoma que lhe deu origem, ali retornar o equilíbrio, para que a vida ou a empresa possa fluir livremente.

Atualmente, a Constelação tem sido utilizada no Judiciário, na Educação, na Saúde, nas empresas. É parte das práticas restaurativas na Justiça, onde nas Varas de família onde é aplicada leva a quase 100% de resolutividade nos casos.

Com amor e reverência pelo cliente, que ao entrar no consultório traz com ele todo o seu sistema – sua trajetória de vida, seus pais, avós…, suas etnias, sua história familiar.

Sendo assim, através de uma Constelação, você pode sentir fortemente o seu sistema, abrindo-se para receber a força e o amor dos seus ancestrais, e deixar com eles os eventos traumáticos. É algo grandioso, sair da consciência de grupo, para uma aproximação da consciência maior.

A Constelação aborda as Ordens do Amor, ou a Simetria Oculta do Amor:

· Hierarquia de quem veio antes: Na África, há um provérbio que diz que o passado sobe nos ombros do presente para enxergar o futuro. Assim somos nós com nossos ancestrais. Se os tomamos no nosso coração, tomamos toda a sabedoria que eles acumularam na sua trajetória.

· Equilíbrio no dar e receber: quando estabeleço trocas equilibradas na vida com aqueles com os quais convivo, eu dou oportunidade ao outro de estar na sua dignidade bem como eu também. Quem numa relação somente dá, corre o risco de ficar sozinho.

· Pertencimento: sentir-se parte da família, do trabalho, da cidade, do casamento, do país. Quantas vezes nos sentimos sozinhos em meio a uma multidão, pois ser abandonado é um dos grandes medos do ser humano.

A Constelação permite olhar para os emaranhados ocultos nas relações, e restabelecer o equilíbrio, seja na família, no casamento, na saúde, nas empresas. Ao liberar um padrão ou emaranhado familiar, por meio de uma Constelação, a pessoa se liberta, e as gerações futuras também.

Pode ser feita individual ou em grupo. Em grupo chama-se Constelação Aberta, e individual, Constelação Fechada.

Alinhada no seu campo sistêmico e biografia, com conhecimento ampliado do ser humano e da sua natureza, com larga experiência profissional na saúde, Emília Santos conduz seu trabalho de forma única nas Constelações, de forma generosa canalizando a cura, movida pela conexão profunda com a energia poderosa e restauradora do amor.

Quer saber mais ? Agende uma consulta:( 81) 99213-2185

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.