×
×
CRIANDO OPORTUNIDADES, CONECTADO COM VOCÊ. ANUNCIE NO CONEXÃO

IFS/Campus Glória oferta vagas para cursos de Alimentos e Laticínios

Postado em » - 31 de maio de 2022 - 10:50 - Sem Comentários

As vagas são destinadas a quem já concluiu o ensino médio e as inscrições seguem até o mês de junho pela Internet ou no ponto de inscrição instalado no Supermercado Nunes Peixoto.

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2022.2 do Instituto Federal de Sergipe com mais de 1300 vagas para cursos técnicos subsequentes e de graduação. No Campus Glória, a oferta é de 30 vagas para o curso Técnico Subsequente em Alimentos e 25 vagas para o curso superior de Tecnologia em Laticínios, todas destinadas a quem já concluiu o ensino médio.

As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas até o dia 09 de junho, exclusivamente, pela Internet, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, com o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 5,00. Até o dia 30 de maio, os candidatos que cursaram, integralmente, o Ensino Médio em escola pública ou possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição.

Para facilitar o acesso dos  candidatos, o Campus Glória instalou um ponto de inscrições na entrada do Supermercado Nunes Peixoto, por ser um ponto central e de grande fluxo de pessoas do município e cidades circunvizinhas. Nos dias 01, 02, 08 e 09 de junho, das 9h às 16h30, uma equipe de servidores do campus estará no local para realizar as inscrições dos interessados, bem como apresentar os cursos ofertados e tirar possíveis dúvidas.

A seleção dos candidatos será por meio de prova objetiva nos dias 19 de junho (superior) e 03 de julho (subsequente), das 9h às 13h. Para o curso superior, também será aplicada uma redação. O conteúdo a ser cobrado na prova está disponível no edital de cada curso, bem como todas as informações que regem o processo seletivo. É fundamental que o candidato faça a leitura prévia do edital referente ao curso preterido, a fim de evitar descumprimento às regras.

Há previsão de vagas para as chamadas ações afirmativas (50%), sendo voltadas para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e provenientes de escolas públicas, ou para aqueles que independente de raça, são oriundos de escolas públicas; além de vagas específicas para pessoas com deficiência (PcD). Assim, os inscritos como candidatos negros (pretos ou pardos) passarão por uma banca de avaliação de heteroidentificação étnico-racial, que analisará os aspectos fenotípicos dos candidatos à seleção.

O início das aulas para o semestre letivo 2022.2 está previsto para o dia 05 de setembro, de forma presencial na sede definitiva do campus, localizada no Povoado Piabas, que conta com 12 salas de aula, laboratórios, biblioteca, área de

convivência e uma estrutura pronta para acolher a demanda de formação técnica e tecnológica do município e região.

Conheça, abaixo, cada curso ofertado no Processo Seletivo 2022.2:

CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM ALIMENTOS

O curso Técnico Subsequente em Alimentos do IFS/Campus Glória tem duração de 2 (dois) anos, com carga horária total de 1.260 horas, distribuídas em quatro módulos com conteúdos teóricos e práticos, incluindo atividades em laboratório, visitas técnicas e eventos na área.

Mercado de trabalho: O profissional Técnico em Alimentos atua no processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas; entrepostos de armazenamento e beneficiamento; laboratórios, institutos de pesquisa e consultoria; órgãos de fiscalização sanitária e proteção ao consumidor; e Indústria de insumos para processos e produtos.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS

O curso superior de Tecnologia em Laticínios do IFS/Campus Glória tem duração de 3 (três) anos com aulas nos turnos matutino e vespertino. Algumas das disciplinas do currículo básico do curso, são física, microbiologia, matemática e administração. Entre as disciplinas específicas, destacam-se conservação de alimentos pelo frio, higiene industrial, desenvolvimento de produtos e embalagem de alimentos.

Perfil profissional: planeja, elabora, gerencia, implanta e mantém os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação do leite e de seus derivados (manteiga, queijos, iogurtes, sorvetes, leite em pó e etc.), desde a ordenha, passando pelo o recebimento da matéria-prima até o controle da qualidade e distribuição do produto final. Também supervisiona e coordena as várias fases dos processos de industrialização empregando métodos, equipamentos e tecnologias mais apropriados para cada processo. Além disso, monitora a manutenção de equipamentos, zela pelo cumprimento das normas sanitárias e dos padrões de qualidade da marca e gerencia a logística de distribuição, estocagem, etc.

Para mais informações, acesse os editais:
. Curso Técnico Subsequente em Alimentos – Edital nº 17/2022/DGI/PROEN:

http://www.ifs.edu.br/editais-processo-seletivo/editais-processo-seletivo-3/10089-2022-2-edital-n-17-2022-dgi-proen-cursos-tecnicos-subsequentes-2022-2

Curso Superior de Tecnologia em Laticínios – Edital nº 16/2022/DGI/PROEN:

http://www.ifs.edu.br/editais-processo-seletivo/editais-processo-seletivo-4/10088-2022-2-edital-n-16-2022-dgi-proen-cursos-de-graduacao-2022-2

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo whatsapp (79) 98132-0855, pelo telefone (79) 3711-1888, pelo e-mail [email protected]. Ou, ainda, pelas redes sociais do IFS/Campus Glória:

  • Instagram: @ifscampusgloria
  • Facebook: IFS Campus Glória

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.